segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Rossetti, CBMM e SSAB desenvolvem caçamba “super leve”

Com duas toneladas e meia a menos, veículo usa aços Hardox 500 Tuf e Strenx microligados ao nióbio, o que resulta em menor consumo de combustível e emissão de CO2




A CBMM, a Rossetti Equipamentos Rodoviários e a siderúrgica SSAB firmaram parceria para desenvolver caçambas mais leves e eficientes, com maior capacidade de carga e redução em paradas para manutenção. Os novos veículos também contam com menor desgaste dos pneus e consumo de combustível, fatores que tradicionalmente elevam os custos operacionais das atividades nas minas.

A caçamba meia cana de 20m³ foi desenvolvida para montagem em um veículo 8x4 e sua principal função é o transporte de minério pirocloro. Utilizando o material Hardox 500 Tuf, foi possível reduzir de 7.426 kg (com aços carbono convencionais) para 4.780 kg. A redução de espessura das chapas só foi possível através da utilização do novo aço que tem propriedades de resistência mecânica e ao impacto superiores se comparados aos outros aços na classe de 500 Brinell existentes anteriormente no mercado. 

A tampa traseira recebeu um desenho que favorece a rigidez da chapa ultra fina (a chapa do fundo, de 6mm foi reduzida para 5mm e de 4mm para 3mm nas laterais, frontal e porta traseira) eliminando a necessidade de reforços, além de um sistema de abertura mais simples e adequada à solução, com menos itens de funcionamento, de acordo com a proposta da aplicação de nióbio. O estabilizador de basculamento foi retirado, devido a inúmeros testes realizados anteriormente que comprovaram a segurança operacional de inclinômetro nas operações.

Com um equipamento mais leve, é possível compensar a retirada do peso do aço adicionando carga, um ganho proporcional de 6,3% de carga útil.


 


 




 


 



 




 


 



 


 




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário