| Primeiras versões do Mercedes-Benz Classe S com airbag para o motorista foram entregues no final da década de 1980 |
O airbag é uma das mais
importantes inovações da Mercedes-Benz no campo da segurança passiva. A data de
23 de outubro de 1971 é muito importante nessa história de sucesso: naquele
dia, há quase cinquenta anos, a Daimler-Benz AG solicitou o registro de uma
patente intitulada "dispositivo de proteção para os ocupantes de um
veículo motorizado" (especificação DE 21 52 902 C2). Os engenheiros da
marca já vinham trabalhando na bolsa de ar inflável desde 1966.
No final de 1980, os primeiros sedãs Classe S
(série modelo 126) foram entregues com a combinação do airbag para o motorista
e o tensionador dos cintos de segurança. O sistema de retenção teve sua
primeira apresentação pública mundial no Salão Internacional do Automóvel de
Amsterdam (IAMS), entre 5 e 15 de fevereiro de 1981. Isto mostra a importância
da perseverança e força de execução para o sucesso de inovações no
desenvolvimento dos automóveis.
Em 1992, os airbags para o
motorista e passageiro na parte da frente do veículo foram introduzidos como
equipamentos de série, inicialmente na Classe S, SL e os modelos 400 E e 500 E
(série modelo 124). O sistema de segurança foi disponibilizado para todos os
outros modelos como opcional. Ao longo das últimas quatro décadas, esse
"dispositivo de proteção contra impactos” foi adotado em quase todos os
veículos.
No quesito segurança, a Mercedes-Benz tem
continuado a desenvolver os airbags, com importantes inovações adicionais como:
o airbag lateral (1995), o airbag de janela (1998), o airbag lateral para
cabeça e tórax (2001), o airbag de joelhos (2009) e, em 2013, o airbag lateral
para tórax/pélvis, o airbag lateral dos bancos e o airbag de cinto, um tirante
de cinto de segurança inflável.
No Classe S da série de modelos
221, apresentado em 2005, o gerador de gás inflava os airbags do motorista e do
passageiro da frente em dois estágios, dependendo da gravidade do acidente. No
atual Classe S, (série modelo 223), os airbags frontais passaram a ser
disponibilizados pela primeira vez para os dois assentos traseiros externos.
Mercedes-Benz ESF 05: pioneiro em
airbags
| Especificação da patente de 1971: "dispositivo de proteção contra impactos para os ocupantes de um veículo motorizado" |
O ESF 05 foi apresentado como parte da segunda Conferência ESV realizada em Sindelfingen, na Alemanha, de 26 a 29 de outubro de 1971. O veículo foi baseado na série W 114 (“Stroke / 8”) de tamanho médio. O ESF 05 antecipou inúmeras inovações para segurança ativa e passiva, algumas das quais não atingiriam a maturidade de produção até anos mais tarde. Foram incluídos no automóvel o sistema de travagem anti-bloqueio ABS, airbags dianteiros e traseiros e o tensor do cinto de segurança.
Medidas também foram
implementadas para atender aos requisitos contra impactos: a estrutura da
carroceria do veículo foi reforçada na frente e nas laterais. Ele também tinha
uma distância entre eixos estendida em 100 milímetros, uma extremidade
dianteira estendida em 370 milímetros, um motor V6 experimental para ganhar
espaço para deformações, um painel com um elemento de folha de metal, que
absorvia o impacto na área do passageiro dianteiro e um enchimento de espuma de
poliuretano em vários locais que poderiam ser atingidos.
Um dos modelos Mercedes-Benz ESF 05 pode ser visitado no Museu Mercedes-Benz, que está localizado em Stuttgart, na Alemanha.
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