| O híbrido Kia Stonic está disponível com preço a partir de R$ 149.990. |
A Kia anunciou recentemente o lançamento do Stonic, primeiro SUV compacto híbrido da marca sul-coreana. O modelo vem com o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência combinada e torque combinado de 20,4 kgm. Só motor à combustão possui 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm.
O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economia de combustível; seja em descidas ou subidas.
O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic - segundo dados do Inmetro - registrou desempenho de 13,3 km/l na cidade e de 13,2 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
Além disso, o modelo apresenta três modos de condução (Eco, Normal e Sport), permitindo ao motorista escolher a melhor maneira de condução que mais o agrada.
Suas dimensões são 4.140 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.520 mm de altura e 2.580 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível (45 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 17”, e o porta-malas tem capacidade de 325 litros.
| Por aqui, o modelo concorre com VW Nivus, Chevrolet Tracker, Fiat Pulse, além do Toyota Corolla Cross, este último também com tecnologia híbrida. |
Por dentro, o Stonic possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 8” no centro do painel, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, e auxilia às manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor. Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB disponível na parte de trás do veículo.
O Stonic vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida de 4.3” com indicador de fluxo de energia e sistema de som.
No Brasil, o Stonic é disponibilizado em seis cores – preto aurora (perolizado), cinza perene (metálico), branco claro (sólido), amarelo superior (metálico), vermelho alerta (metálico) e azul esportivo (metálico), em tom único – e sete versões em dois tons, com opções do teto nas cores preto, amarelo e vermelho. Aos acabamentos de pintura metálico e perolizado são acrescidos R$ 2.500,00 e às versões com dois tons, R$ 4.300,00.
O modelo está disponível com preço a partir de R$ 149.990. A garantia do Stonic é de 5 anos, incluindo a bateria 48V e o sistema MHEV. Por aqui, o modelo concorre com VW Nivus, Chevrolet Tracker, Fiat Pulse, além do Toyota Corolla Cross, este último também com tecnologia híbrida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário